Criar Atalho de Documentos de Qualquer Tipo no Menu Iniciar – Windows 10

Muitas vezes queremos organizar nosso menu iniciar com atalho para documentos criticamente mais utilizados, imagens, pastas, músicas, etc… mas nativamente simplesmente não conseguimos. Pois bem, esse tópico aqui é pra sanar essa necessidade, de uma forma simples, e sem requerer instalação de quaisquer software customizadores. Vamos lá…

01) Abra o menu Executar usando as teclas WIN + R.
02) Digite REGEDIT para abrir o Editor de Registro do Windows.

03) Localize o caminho HKEY_CLASSES_ROOT*\shellex\ContextMenuHandlers

04) Dentro desse nível, crie uma nova Chave, em NOVO -> Chave.

05) Digite um nome para a chave. Ex.: Atalho Menu Iniciar.

06) Ao criar a chave, na janela a direita dê um duplo clique no item (Padrão).
07) Insira no campo Dados do Valor a seguinte chave: {470C0EBD-5D73-4d58-9CED-E91E22E23282}

08) Clique em OK.

09) Vá para onde está seu arquivo ou pasta e crie um atalho, clicando com o botão direito e selecionando Criar Atalho.

10) Clique com o botão direito no atalho gerado e selecione Fixar em Iniciar.

11) Confira seu novo atalho no Menu Iniciar.

Well done!!! Seu atalho está criado!!

Algumas dicas extras:
– Você pode renomear o seu atalho antes de fixá-lo ao iniciar, para que a descrição do mesmo fique personalizada a seu gosto.
– Uma vez criado o atalho no Menu Iniciar, pode ser excluído do local onde você o gerou.