As 10 principais distribuições Linux de 32 bits em 2024 (comparativo)

Listamos as melhores distribuições Linux de 32 bits que ainda suportam sistemas antigos.

O que está acontecendo com as distribuições Linux de 32 bits?

O Linux sempre oferece suporte a hardware mais antigo, graças à comunidade. Mas cada vez mais sistemas operacionais Linux estão abandonando o suporte para sistemas de 32 bits, principalmente porque é necessário um esforço adicional de testes para manter outra compilação separada de 64 bits, e o número de sistemas de 32 bits está diminuindo diariamente.

A maior parte do hardware mais antigo fabricado antes de 2007 possui CPUs baseadas em arquitetura de 32 bits, que conhecemos principalmente como i386, i586, i486 e x86. No entanto, o hardware fabricado após 2007 é principalmente de 64 bits e pode ser usado como moderno.

Recentemente, muitas distribuições Linux famosas e leves abandonaram o suporte à arquitetura de 32 bits. Mas alguns projetos ainda são fortes e permitem que os usuários executem máquinas mais antigas com todas as funcionalidades.

A seleção a seguir não se baseia particularmente em nenhum critério. Eles são classificados livremente com base em “quão ativa é a distribuição” e seguidos pela facilidade de uso e popularidade.

Vamos analisar as dez melhores distros Linux que ainda suportam sistemas de 32 bits. Atualizei a lista inteira com base nas informações disponíveis no momento.

    As 10 principais distribuições Linux de 32 bits em 2024

    Logotipo do Debian

    Debian

    O Debian Linux é a base de centenas de distribuições Linux em múltiplas arquiteturas. Milhões o usam como sistema operacional de desktop e servidor. Debian é um “sistema operacional universal” porque suporta arquiteturas x86-64, arm64, armel,armhf, i386, mips, mipsel, mips64el, ppc64el, s390x com trabalho em andamento para riscv64.

    Além disso, ele suporta uma ampla variedade de hardware e inclui pacotes gratuitos/não gratuitos em um único arquivo ISO. No lado da área de trabalho, todos os principais ambientes de área de trabalho estão disponíveis para instalação em seu hardware mais antigo.

    Talvez seja a escolha mais segura se você estiver procurando por uma experiência de distribuição Linux básica de 32 bits. A última versão do Debian 12 recebeu uma crítica geral positiva, o que é uma prova desta distribuição.

    Por que o Debian é a melhor distribuição de 32 bits?

    • Mais popular e amplamente utilizado
    • Confiável e usado por milhões de usuários
    • Bem, documentação, tutoriais e guias do usuário
    • Roteiro futuro adequado e estruturado
    • Suporte para todas as arquiteturas e plataformas

    logotipo mx linux

    MXLinux

    MX Linux é uma distribuição livre de systemd baseada no ramo “Debian stable”. Recentemente, tem sido uma tendência entre os usuários que desejam um sistema limpo que suporte hardware antigo a moderno.

    MX Linux é popular porque foi cuidadosamente criado para fornecer um sistema perfeito e estável com seus aplicativos e ferramentas nativas.

    MXLinux
    MXLinux

    A equipe por trás disso pensa muito ao empacotar os aplicativos nesta distribuição. Além disso, também é baseado em componentes antiX e vem com desktop KDE Plasma, Xfce e Fluxbox.

    MX Linux é provavelmente a melhor escolha nesta lista porque é fácil de baixar e usar em sistemas mais antigos.

    Por que o MX Linux é o melhor?

    • Systemd gratuito, portanto mais rápido no geral
    • Baseado no Debian estável, oferece um sistema mais estável
    • Aplicativos internos exclusivos para ajudar os usuários em tarefas genéricas
    • Três opções de sabores de desktop para escolher
    • Comunidade e base de usuários bem apoiadas

    Q4OS Logo

    Q4OS

    A terceira distribuição Linux de 32 bits nesta lista é Q4OS. Q4OS é um sistema operacional Linux exclusivo baseado em Debian e traz ambientes de desktop KDE e Trinity. Ele vem com um instalador de 32 bits que pode ser usado para instalar. Além disso, o Q4OS também possui um instalador do Windows onde você pode executar esta distro paralelamente dentro do Windows.

    Uma curiosidade interessante e relacionada sobre o Q4OS é que ele foi criado como uma alternativa ao Windows XP quando a Microsoft o descontinuou em 2014. E ainda está forte e fornecendo uma alternativa estável de 32 bits para muitos usuários.

    Aqui estão algumas das vantagens críticas do Q4OS

    • Roteiro bem definido e improvável de ser descontinuado
    • Baseado no Debian e o suporte de longo prazo está disponível há mais de cinco anos
    • Fornece desktop KDE e Trinity (para quem gosta do KDE 3)
    • O instalador exclusivo permite instalá-lo dentro do Windows e aproveitar todo o hardware (não como na VM)
    • Temas, centro de software e instaladores de aplicativos de terceiros estão disponíveis

    Edição Linux Mint Debian

    A quarta distribuição Linux nesta lista de distribuições de 32 bits é o Linux Mint Debian Edition ou LMDE, construído sobre a base padrão do Linux Mint. Esta distribuição Linux é perfeita para novos usuários que desejam um sistema que funcione em todos os aspectos. O Linux Mint é conhecido por sua natureza amigável para iniciantes, que é combinada com a estabilidade do Debian.

    Linux Mint Debian Edition (LMDE 6) (Canela)
    Linux Mint Debian Edition (LMDE 6) (Cinnamon)

    A equipe fornece arquivos ISO de 32 e 64 bits para LMDE. A versão recente, ou seja, LMDE 6, é perfeita para hardware mais antigo que requer um sistema operacional estável.

    Logotipo vazio do Linux

    Anular Linux

    Void Linux é uma distribuição Linux independente (não dependendo do Debian ou Fedora, etc.) que segue um modelo único de lançamento contínuo. Ele vem com o X Binary Package System (XBPS), que ajuda você a instalar aplicativos e pacotes diretamente das fontes. Além disso, ele usa runit como sistema init, em vez de systemd. 

    Void Linux fornece um instalador de 32 bits com os pacotes mais recentes junto com os métodos usuais de instalação de 64 bits e ARM. Portanto, você pode experimentá-lo rapidamente em seu hardware mais antigo. Além disso, o Void Linux também oferece suporte a todos os principais ambientes de desktop, como Xfce, Cinnamon, LXDE, LXQt e muito mais.

    Vantagens do Void Linux

    • Distribuição independente e gratuita da base Debian, Ubuntu ou Fedora
    • Caminho bem definido para futuras atualizações e continuidade
    • Excelente sistema de gerenciamento de pacotes XBPS
    • Uma distribuição baseada em lançamento contínuo que é estável
    • Todos os principais ambientes de desktop são suportados

    Porteus

    Porto Logo

    Se você é fã do desktop KDE antigo e procura um sistema operacional de 32 bits, experimente o Porteus Linux. Porteus é uma versão do Slackware Linux que apresenta um ambiente de desktop KDE 4.0+. Ele é baseado no Slackware Linux de última geração e oferece uma experiência de desktop rápida. Além disso, ele pode ser executado a partir de um Live USB/CD. O tamanho do instalador é de 300 MB, perfeito para hardware mais antigo baseado em CD.

    A razão pela qual o Porteus pode ser um sistema operacional Linux ideal de 32 bits

    • Baseado no Slackware Linux de última geração
    • Aproveite a simplicidade do Slackware
    • O tamanho do instalador cabe em um CD (somente 300 MB)
    • Suporte ao desktop KDE 4.0 legado
    • Pode funcionar com um USB ou CD

    Antix Logo

    antiX

    O antiX Linux é ligeiramente diferente no nível do desktop de outras distros de 32 bits nesta lista. É uma distribuição Linux leve baseada no ramo estável do Debian e traz alguns recursos interessantes. Em primeiro lugar, ele vem com um instalador de 32 bits, que possui quatro variantes – Full, Core, Base e Net. Em segundo lugar, apresenta ambientes famosos principalmente de gerenciadores de Windows e não de desktop. Portanto, é mais rápido.

    O antiX Linux apresenta opções de desktop IceWM, Fluxbox e ROX. Além disso, é livre de systemd e usa sysVinit & runit como sistema init.

    Uma distribuição Linux de 32 bits perfeita que traz um gerenciador de janelas, livre de systemd e base Debian.

    Por que o antiX é uma excelente distribuição de 32 bits ?

    • Fornece estabilidade com branch estável do Debian
    • Fornece um instalador de 32 bits com quatro variantes
    • Distribuição gratuita do Systemd 
    • Suporte ao gerenciador de janelas, em vez de desktops

    Logo

    BunsenLabsLinux

    Lembra do famoso projeto Crunchbang? O BunsenLabs Linux é o sucessor do projeto Crunchbang baseado no ramo estável do Debian. Assim como o antiX, ele também possui o Windows Manager em vez de ambientes de desktop. Ele traz o Openbox Window Manager com um excelente painel tint2 em seu núcleo. Além disso, algumas vantagens, como predefinições do Conky e jgmenu, tornam-no uma distro de 32 bits bem projetada para esse hardware antigo.

    Por que BunsenLabs é o melhor?

    • Desenvolvido pelo branch estável do Debian
    • Openbox Window Manager é para a experiência de desktop
    • Concky pré-configurado com painel tint2, jgmenu
    • Uma boa quantidade de ajuda e suporte está disponível

    Logotipo Alpino

    Alpine Linux

    Uma lista de distribuições Linux de 32 bits está incompleta sem o Alpine Linux. Alpine Linux é uma distribuição Linux com quase duas décadas criada para desenvolvedores e usuários avançados. É único e oferece uma variante de 32 bits entre outras arquiteturas.

    Basicamente, ele usa musl e BusyBox em vez de ferramentas e pacotes GNU. Além disso, Alpine usa OpenRC como sistema init.

    Este Linux independente é perfeito para contêineres e hipervisores e se orgulha de sua segurança. Talvez não seja tão adequado para o uso normal de desktop. No entanto, a popular plataforma móvel Linux OS PostmarketOS é baseada no Alpine Linux.

    Vantagens do Alpine Linux

    • Distribuição Linux independente
    • Não baseado no conjunto de ferramentas GNU (usa musl e BusyBox)
    • Gerenciador de pacotes APK
    • Adequado para contêineres e hipervisores
    • Bem protegido no nível central

    Mageia

    Mageia se destaca por sua simplicidade elegante e abordagem única que a diferencia das bases típicas do Debian ou Fedora. Descendente direto do Mandriva-Linux, Mageia oferece aos usuários uma experiência de computação intuitiva e sem esforço em vários ambientes de desktop, incluindo GNOME, KDE Plasma e Xfce.

    Felizmente, esta distribuição independente ainda suporta arquitetura de 32 bits. A recém-lançada Mageia 9 é um grande sucesso entre seus fãs, trazendo diversos recursos e atualizações.

    Mageia 9 (desktop Xfce)
    Mageia 9 (desktop Xfce)

    Baixe usando o link a seguir. Observe que o instalador de 32 bits está disponível como instalação “clássica” e “mídia AO VIVO” apenas no desktop Xfce.

    Zorin OS Lite 15.3 (descontinuado após abril de 2023)

    Zorin OS é uma excelente e popular distribuição Linux, uma fusão do Xfce e do desktop GNOME 3. Ele vem com uma versão Pro e Lite. A versão Zorin OS Lite oferece um instalador de 32 bits.

    Mas há um porém. A versão Zorin OS 15.3 Lite suporta apenas a versão de 32 bits. E seu suporte terminou em abril de 2023. A versão atual 16+ não vem com versão de 32 bits.

    A razão é que é baseado no Ubuntu LTS. E o Ubuntu descontinuou a imagem de 32 bits da versão Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa”.

    Zorin OS – Melhores distribuições Linux de 2022
    Sistema operacional Zorin

    Você pode usar o ISO antigo do Zorin OS 15.3 Lite no link abaixo e aproveitar suas vantagens de sua bela área de trabalho e recursos adicionais. Tenha cuidado, pois não é compatível no momento.

    Lista de distros importantes que abandonaram o suporte de 32 bits recentemente

    Já que você leu a lista acima, é sempre importante lembrar que várias distribuições que dependiam do Ubuntu abandonaram o suporte de 32 bits. A partir da versão Ubuntu 20.04 “Focal Fossa”, o Ubuntu encerrou oficialmente o suporte para 32 bits. Conseqüentemente, todas as variantes do Ubuntu-LTS também são forçadas a seguir esta decisão.

    Aqui está uma breve lista de distribuições incríveis, que infelizmente descontinuaram o suporte de 32 bits no passado recente.

    • Linux Mint 20 e superior (versão padrão)
    • Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa” e superior
    • Todos os sabores oficiais do Ubuntu (como Lubuntu e Xubuntu) a partir de 20.04
    • Zorin OS 16+ em diante

    Considerações finais

    Você pode ter certeza de que sempre haverá suporte para distribuições Linux de 32 bits para oferecer suporte a hardware mais antigo. Se chegar o dia em que todas as distros deixarem de oferecer suporte, o Debian sempre oferecerá suporte a todo hardware possível. Essa é a beleza do Debian.

    Além disso, outras distros de nicho, como LMDE, Puppy (com Slackware) e Void Linux – continuarão a suportar hardware de 32 bits nos próximos dias porque são construídas apenas para esse propósito.

    Por fim, espero que esta lista ajude você a escolher a melhor distribuição de 32 bits para o seu PC ou hardware. Além disso, não se esqueça de verificar as melhores distros leves para hardware mais antigo.

    Deixe um comentário