Oh My Posh – Turbine seu Powershell

Este tutorial fornece alguns recursos e orientações para ajudar você a personalizar o prompt de comando para o PowerShell usando o Oh My Posh. O Oh My Posh oferece funcionalidades de temas para uma experiência de prompt de comando totalmente personalizado com prompts e codificações de cores de status do Git.

  • Instalar uma fonte Nerd
  • Instalar o Oh My Posh
  • Criar e editar o Arquivo de Perfil do Windows PowerShell
  • Ajustar Políticas de Execução

Instalar uma fonte Nerd

Prompts de comando personalizados geralmente usam glifos (um símbolo gráfico) para estilização. Se a sua fonte não incluir os glifos adequados, você poderá ver vários caracteres de substituição Unicode ‘▯’ pelo prompt. Para ver todos os glifos em seu terminal, recomendamos instalar uma Fonte Nerd. Sugerimos a Meslo NF ou Hack NF como boas opções de eescolha.

Após o download, será necessário descompactar e instalar a fonte no sistema. Basta selecionar as fontes, em seguida, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Instalar.

Para definir uma fonte Nerd para uso com o Oh My Posh e o Terminal Icons, inicie o Terminal em Modo Administrador, abra a interface do usuário de configurações do Terminal do Windows selecionando Configurações (Ctrl + ,) no menu suspenso do Terminal do Windows. Selecione o perfil em que você deseja aplicar a fonte, o PowerShell, por exemplo, e, em seguida, a guia Aparência. No menu suspenso Tipo da Fonte, selecione a sua Fonte Nerd Nerd de preferência.

Instalar o Oh My Posh

Com o terminal em Modo Administrador aberto, digite o comando de instalação do Oh My Posh abaixo e aguarde até o término da instalação:

winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh

Criar e editar o Arquivo de Perfil do Windows PowerShell

Agora iremos criar um arquivo Microsoft.PowerShell_profile.ps1 de Perfil do Windows PowerShell, ao criá-lo ele irá se situar em uma subpasta denominada WindowsPowerShell. Para criar, com o Terminal ainda aberto, basta digitar o comando abaixo:

new-item -type file -path $profile -force

Uma vez criado, vamos abrir o arquivo com o notepad digitando no seu Terminal o seguinte comando:

notepad $PROFILE

No notpad, copie e cole o texto abaixo, depois salve o arquivo (ctrl + s) e pode fechar o notepad.
NOTA: Você pode escolher o seu com a lista de Temas do site oficial do Oh My Posh, basta substituir o trecho powerlevel10k_rainbow pelo de sua preferência.

oh-my-posh init pwsh --config "$env:POSH_THEMES_PATH\powerlevel10k_rainbow.omp.json" | Invoke-Expression

Ajustar Políticas de Execução

Ainda com o seu terminal em Modo Administrador aberto, digite o comando abaixo para ajustar uma Política Irrestrita de Execução:

Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted

Agora, feche todas as janelas do terminal abertas, e abra novamente o aplicativo terminal e aproveite!!

Fonte: Microsoft

Deixe um comentário