CMDER – Uma alternativa “Portable” ao CMD e PowerShell do Windows

Quem trabalha com terminal, e principalmente quem trabalha com Git/Github, sabe a importância que um “Status Pronta-Entrega” pode ter. Como é de nosso conhecimento, não temos como “tunar” o CMD do Windows, fazendo com que nossos diretórios do Git, mostrem, de forma explícita e isenta de comandos qual a branch atual, se há alguma alteração de código, erro de Merge ou qualquer outro tipo de alerta relevante ao nosso código.

CMD do Windows, exibindo o conteúdo de uma pasta com repositório Github. Apenas lista os arquivos e diretórios contidos.
Power Shell – Esse pode ser customizado, seguindo alguns processos e comandos.

Até podemos modificar o Power Shell do Windows, coisa que ficará para um próximo post. Trataremos aqui do CMDER, que é um “Terminal Unix” Open Source pra Windows, muito prático, e inclusive “Portable”, ou seja, você pode descompactá-lo em um Pendrive e executá-lo em qualquer PC, dispensando qualquer tipo de tutorial. Segue abaixo imagens de como ele funciona, exibindo de forma automática, no prompt de comando o status dos arquivos e branch utilizada.

CMDER – Exibindo a branch e status dos arquivos.
CMDER – Ao modificar seus arquivos, o prompt de exibição da branch muda de cor, avisando que existem arquivos a serem adicionados no próximo commit.
CMDER – Aqui mostramos com o comando git status, apenas pra identificar a assertividade do terminal.

Para baixar basta entrar no site do CMDER: https://cmder.net/ e selecionar o seu download. Ele vem em dois modos o mini e o full. A diferença entre eles, é que o full vem com o Git pra Windows. Caso você já tenha instalado o Git em seu sistema, recomendo a versão mini, que é o “core” do que falamos aqui.