PowerLevel 10k MacOS Sonoma

Desde o MacOS Catalina, a Apple resolveu implementar o prompt ZSH como padrão em seu terminal nativo. Contudo, desde sempre, o visual do terminal nativo é bem monótono e monocromático. Então, que tal darmos um tapinha no visual desse terminal, deixando ele mais rico e intuitivo, vamos lá?! Basta seguir atentamente os passos abaixo:

1. Verificar Instalação do Git

O Git não vem intalado por padrão no MacOS, então, abra seu terminal e digite git e pressione Enter (return). Se por acaso sua máquina não conter o Git instalado, irão aparecer instruções de instalação como um complemento ao X-Code, não precisa fica preocupado, apenas siga os passos e aguarde o fim da instalação.

2. Instalar Oh My ZSH (Z Shell)

O Zsh é um shell projetado para uso interativo, mas também é uma poderosa linguagem de script. Para instalar o Oh My Zsh (Zsh Framework), basta executar o comando abaixo no seu Terminal.

sh -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/robbyrussell/oh-my-zsh/master/tools/install.sh)"

3. Baixar e Instalar as Fontes MesloLGS NF

Baixe o arquivo MesloLGS-NF.zip aqui.
Agora descompacte o arquivo e instale as fontes no seu sistema, basta clicar em cada arquivo das fontes, irá abrir o Catálogo de Fontes, então clicar em Instalar.

4. Aplicar a Fonte MelsoLGS NF no Terminal

Abra o Teminal do Mac, acesse o Menu Ajustes… do Terminal. Agora, na aba Perfis selecione o Perfil desejado e na parte de Fonte, clique em Alterar. Depois selecione a fonte MesloLGS NF e o tamanho desejado.

5. Baixar o Tema PowerLevel10K

Agora, vamos baixar o tema Powerlevel10K, execute o camando abaixo a partir da sua pasta Home:

git clone --depth=1 https://github.com/romkatv/powerlevel10k.git ${ZSH_CUSTOM:-$HOME/.oh-my-zsh/custom}/themes/powerlevel10k

6. Configurando o Powerlevel10k no arquivo .zshrc

Quando você instalou o Zsh no seu sistema, o arquivo .zshrc, que é semelhante ao .profile do seu bash shell no mac, é criado no diretório de usuários. (~ / .zshrc) . Utilizando o editor de sua preferência (vim por exemplo), dentro deste arquivo, altere o ZSH_THEME para ZSH_THEME=”powerlevel10k/powerlevel10k”

Faça esse procedimento com muita atenção, pois, qualquer erro neste arquivo, poderá prejudicar sua experiência com aplicativos de Terminal. Uma vez feito, encerre todas as instâncias do Terminal (Command + Q). Agora abra o terminal novamente!

Aproveite o Powelevel10K no seu terminal!!!

Caso venha a dar problemas, não se preocupe, temos a solução neste artigo.

Deixe um comentário