Como resolver “ZSH: Command not found” no terminal ZSH do MacOS

Quem já não foi pego de surpresa, ao abrir o Terminal do Mac e simplesmente nenhum comando de funcionando, exatamente como na imagem acima? Confesso que, em um momento anterior, cheguei a formatar a máquina para poder continuar com meus trabalhos e ter meus comandos de linha sendo devidamente executados. No meu caso, eu coloquei um export PATH inválido no meu arquivo .zshrc, e daí nenhum comando funcionou mais.

Solução

  1. Abra uma janela do seu terminal, copie o comando abaixo e cole no seu terminal:
export PATH="/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/sbin:/sbin"

2. A partir de agora, os comandos nativos estarão devidamente ativados, então, você pode solucionar seu problema mais facilmente. Dentro da pasta HOME abra o arquivo .zshrc com o editor através do comando vim,

vim .zshrc
Abrindo com o comando vim o arquivo .zshrc presente na pasta HOME.
Arquivo .zshrc aberto com o editor vim, em destaque a linha que simula um possível erro que causa problemas de reconhecimento dos demais comandos de linha.

03. No vim, pressione a tecla i para iniciar o modo de edição. Localize o seu possível erro, ajuste e ajuste o mesmo. Pressione ESC para sair do modo de edição. Por fim, pressione : (dois pontos) e digite wq! e pressione ENTER. Ele voltará a tela normal do terminal. Feche a janela do terminal.

04. Abra uma nova janela do terminal e aproveite os mais diversos comandos!

Deixe um comentário